Logo Acãochego
ACÃOCHEGO
ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE ANIMAIS ABANDONADOS
Logo Acãochego
ACÃOCHEGO
ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE ANIMAIS ABANDONADOS - ACÃOCHEGO
Visite nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acesse nosso Youtube

Quem ama, castra!

Saiba porque a castração de cães e gatos é tão importante

Quando o assunto é castração de cães e gatos, ainda existe muito preconceito. É preciso saber que não castrar um animal e não permitir que ele expresse seu comportamento sexual acarreta em grande sofrimento psicológico. Por outro lado, não castrar um animal e permitir a cópula pode ser uma atitude equivocada, já que existem milhares de cães e gatos sofrendo com o abandono. Só na Acãochego, mais de 400 cães esperam por um lar.

Com duas criar por ano e de 2 a 8 filhotes por cria, um casal de animais pode originar em sucessivas gerações:

Fonte: American Humane Association. Adaptado pela Acãochego.

Além de colaborar com o controle populacional, a castração diminui a agressividade do animal e, consequentemente, os casos de brigas e fugas. Nas fêmeas, a castração reduz a incidência de câncer de mama e de outras doenças do aparelho reprodutor, principalmente nas cadelas e gatas castradas antes do primeiro cio. Além disso, fêmeas castradas tem menos gravidez psicológica (pseudociese) e infecções uterinas (piometra).

Como é realizada a castração?
A castração é uma cirurgia simples, rápida e com pós-operatório tranquilo. O procedimento deve ser realizado por um veterinário e pode ocorrer após os primeiros meses de vida do animal. Como é uma cirurgia de retirada dos órgãos reprodutivos, o animal recebe anestesia geral e fica conectado a aparelhos responsáveis pelo monitoramento dos sinais vitais e pela prevenção de complicações. Se tudo correr bem, o animal é liberado para voltar para casa no mesmo dia.

Feita a castração, quais cuidados os donos devem ter?
Uma vez em casa, alguns cuidados devem ser tomados. Os animais costumam ficar até 10 dias com os pontos, durante esse tempo o "ferimento" precisa ser tratado e higienizado diariamente, conforme orientação do veterinário. Além de cuidar do corte, é importante garantir que o animal não cutuque os pontos. Nada que com muito amor e carinho não se resolva!

Onde realizar a castração de animais gratuitamente?
O Centro de Controle de Zoonozes oferece castração gratuita em São Paulo. Basta encontrar o endereço mais próximo de você e comparecer nos horários de retirada das senhas de cadastro.