Adote um cachorro filhote ou adulto da Acãochego

Ir para página principal

Quem Somos


A Associação Protetora de Animais Abandonados - Acãochego é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação de fins não econômicos e sem fins lucrativos, de âmbito nacional, com autonomia administrativa e financeira.

Em 2009 a Acãochego foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP - Organização de Sociedade Civil de Interesse Público - nº de registro: 08071.001298/2009-90.


Nossa Missão

Não medir esforços a fim de dar proteção e assistência a animais em situações de risco (doentes ou não).


Nossa Visão

Realizar e/ou participar de projetos culturais e educacionais que visem à divulgação da defesa e valorização da vida animal e do meio ambiente, princípios de cidadania e ações ligadas à responsabilidade social.

Contribuir para recolocação de animais em lares sob regime de adoção responsável, com processo de acompanhamento na fase de adaptação.


Histórico

A instituição surgiu em 2003 em Osasco quando Lindalva e Helena, que ajudavam cães de rua, resolveram unir forças para fazer a diferença na vida de muitos deles. Em seguida começaram a receber ajuda de Vera e depois de um tempo apareceram novas parceiras, Claudia e Alicir.

Em 2007 percebeu-se a necessidade de que esse trabalho de proteção animal fosse transformado em uma ONG para que adquirisse respeito e reconhecimento.

Em 2008, com muito esforço e participação de Claudia, Alicir, Wanderley e Vera, foi possível comprar o espaço físico da Acãochego, uma chácara localizada na Grande São Paulo.

Em 2009 a Acãochego foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como Oscip - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - uma certificação especial que somente o Ministério da Justiça pode conceder mediante uma auditoria que comprova que a instituição é realmente beneficente e de utilidade pública.

A partir de 2010 Vera passou a atuar como diretora geral sendo assim responsável pela maior parte das atividades da Acãochego.

Atualmente a ONG vive das contribuições das diretoras, de doações e contribuições dos padrinhos para cuidar dos aproximadamente 400 cães que vivem na chácara. O espaço hoje construído seria ideal para abrigar até 300 animais, mas os abandonos crescentes e os pedidos de ajuda contribuíram para a superlotação da ONG.

Os cães vivem em canis e são divididos por temperamento ou por famílias. Recebem alimentação duas vezes ao dia e são tratados quando apresentam algum tipo de doença. Os canis são construídos de acordo com normas internacionais e apesar de não ser o ambiente ideal para um cão viver, estão hoje em um ambiente seguro.

A Acãochego com o seu trabalho retirou inúmeros animais da rua, dando-lhes recuperação física e emocional, devolvendo-lhes dignidade e segurança e proporcionando a oportunidade de viverem feliz com uma família. Os cães que ainda não foram doados recebem cuidados para estarem sempre saudáveis, bonitos e alegres.


Atividades

O principal objetivo da Acãochego é recolher animais abandonados, em situação de risco, doenças, filhotes, fêmeas prenhes e no cio e cães idosos. Oferecer primeiramente cuidados essenciais de saúde, alimentação, segurança e recuperação emocional – devolvemos a sua dignidade. Depois são vermifugados, vacinados, castrados e procuramos que novamente tenham um dono e um lar. Só assim um cão é realmente feliz.

Acaochego.org